A importância do planejamento estratégico para o sucesso empresarial
O professor Paulo Barreto dos Santos não discorda em seu texto do que foi apresentado pelo professor Roberto, pois segundo ele “o profissional do futuro tem ficar conectado 24 horas por dia”. Então ambos destacam a necessidade dos profissionais estarem antenados as mudanças globais.
Em “o desafio do administrador do futuro” além do que já foi citado, fica claro que ao mesmo tempo em que é necessário todo o esforço em estar atualizado e buscar habilidades de sobrevivência nesse mercado tão competitivo e acirrado, somos confrontados com o a realidade de que a educação formal da maioria dos administradores, bem como as experiências empresariais, foram em um “mundo que já não existe”.
O ensino da nossa sociedade foi marcado por fórmulas prontas, baseadas na racionalidade, numa postura imediatista, de curto prazo.
"Em nossa cultura, fomos educados, anos a fio, num clima de competição em que todos foram (e ainda são, na maioria dos casos) estimulados a lutar contra todos. A competição seria, presumivelmente, própria da natureza humana. Além disso, representaria, presumivelmente, a chave para todas as portas" (Mariotti, 1996, p. 51).
No entanto, não existe nenhuma fórmula mágica e perfeita, capaz de garantir que o profissional desta área tenha êxito em suas decisões e ações. O espaço do Administrador no futuro continuará sendo aquele conquistado por ele mesmo, através de um trabalho diferenciado e versátil. "As organizações prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com o custo