Planejamento de projetos
Quando um projeto é bem estruturado e se desenvolve tranquilamente, seus desafios podem ser estimulantes e prazerosos. Mas sendo mal definido ou mal gerenciado pode ser tornar um pesadelo para todos os envolvidos, resultar em desastre financeiro e prejudicar muitas carreiras promissoras.
A natureza de um projeto constitui: Estrutura, características e ciclo de vida dos projetos, desenvolvimento de conceitos, avaliação de viabilidade e riscos, armadilhas gerencias, recursos do projeto, estruturas de administração e equipes de projeto, planejamento e concepção do projeto, comunicação, conflito e controle: Avaliação e revisão.
O que constitui um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto ou serviço único. Isso implica em um prazo limitado, uma data estipulada para conclusão e um resultado diferente daquele produzido no curso da rotina operacional.
O clico de vida e a qualidade do projeto, também se torna um instrumento de qualidade. Isso se aplica a condução do projeto em si, já que as expectativas de qualidade são estabelecidas entre uma fase e outra, onde seu ciclo de vida fornece pontos de referencias para confirmação da qualidade do produto.
Muitos problemas de qualidade de projeto podem ser previstos por uma sólida avaliação de viabilidade e de riscos na fase conceitual, e por um planejamento cuidadoso e especificações precisas na fase de planejamento. A correção de falhas de qualidade torna-se progressivamente dispendiosa á medida que o ciclo de vida avança.
Fases do ciclo de vida de um projeto:
Conceituação;
Planejamento;
Implementação; execução e
Conclusão
Conceituação é o ponto de partida, começando com a semente de uma idéia, uma consciência da necessidade ou um desejo de algum desenvolvimento ou melhoria importantes.
É possível não haver nenhuma perspectiva consciente de utilização do método do projeto como meio para alcançar o resultado pretendido podendo tornar-se claro o desejo de montar