Planejamento de projetos
Planejamento de Projetos
Unidades com trabalho com projeto exigem planejamento e preparativos adicionais
Para ensinar algum assunto e garantir que os alunos se envolvam na aprendizagem, os professores precisam planejá-lo e prepará-lo. Se a meta é que os alunos atinjam altos níveis de conhecimento, deve haver um planejamento e preparativos, independentemente do tipo de método de ensino. O trabalho com projeto não é exceção a essa regra.
Os projetos precisam ser elaborados com um objetivo predefinido. Sem metas de aprendizagem bem direcionadas, a finalidade do projeto pode ficar obscura, e as expectativas dos resultados de aprendizagem dos alunos podem ser comunicadas equivocadamente. Ao elaborar projetos, é importante garantir que as atividades planejadas ajudem os alunos a cumprir os objetivos de aprendizagem pretendidos. Ao revisar metas, objetivos e padrões curriculares, os professores fazem escolhas para estabelecer prioridades. Em um nível bem básico, o planejamento do projeto envolve as seguintes etapas:
Determinar as metas de aprendizagem específicas usando referências de conteúdo e o desenvolvimento cognitivo desejado
Elaborar questões estruturais sobre o currículo
Elaborar um plano de avaliação
Elaborar atividades
Esse processo simples de apenas quatro etapas engana. O planejamento de projeto não é uma tarefa linear, pois sempre envolve a retomada das etapas anteriores para garantir o alinhamento. O uso de perguntas sobre a estrutura curricular e um trabalho com projeto devem funcionar em conjunto para respaldar as metas de aprendizagem e os padrões pretendidos da unidade. Em toda a unidade, deve haver várias oportunidades de avaliação e monitoramento para avaliar o desenvolvimento dos alunos.
Concepções equivocadas do trabalho com projeto
Quando se ouve a frase "trabalho com projeto", diferentes conceitos e definições podem surgir na mente. Alguns deles podem ser as concepções equivocadas a seguir:
As unidades