SÍNTESE EDUCAÇÃO E TRANSCENDENCIA
Disciplina: Pedagogia e Correntes Pedagógicas
Temas: Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessária a prática educativa
Profª Laude Brandenburg
Discente: Maria José Lima de Albuquerque Tavares
Síntese do Artigo “Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessária a prática educativa”, de Paulo Freire. Elaborado dentro dos limites exigidos pela EST - Escola Superior de Teologia como requisito da disciplina Pedagogia e corrente pedagógicas.
Para Paulo Freire o pensar certo e o ensinar certo passa pelo respeito aos saberes que os alunos chegam às escolas, o saber popular. Essa consideração com o conhecimento popular se faz necessário para criar um ambiente harmonioso, além de permitir que o professor faça associações com o ensino dos conteúdos. A união do saber popular com o saber institucional permite que os jovens insatisfeitos com o mundo em que vivem, acrescente nele sua contribuição. Segundo ele, uma melhor absorção de conhecimento se faria a partir da incorporação de exemplos aos assuntos dado em sala de aula, assim os alunos se aproximam mais dos conteúdos; outro fator para o sucesso do ensino, é que todos devem rejeitar qualquer forma de discriminação, a fim de se tornar disponível às novas ideias e aprender com todos que fazem parte do ambiente escolar, construindo uma identidade cultural. Freire apresenta como ideia principal a importância de saber o verdadeiro sentido de ensinar, que é o de criar as possibilidades para a produção e a construção do conhecimento; endossando seu argumento, o autor volta a ressaltar a importância do pensar certo na criação dos meios necessários, visando o desenvolvimento do conhecimento.
Uma grande afirmação trazida por Freire é o inacabamento do ser humano. Para ele, ao se conscientizar que é um ser inacabado, o homem fica suscetível a buscar sempre novos conhecimentos que farão parte da sua formação criadora. Se um ser tem consciência do seu inacabamento, ele se