Planejamento e projetos
Conceito de Projeto
Projeto está associado à percepção de necessidades ou oportunidades de determinada organização. O projeto dá forma à ideia de executar ou realizar algo no futuro envolvendo vários fatores que influenciam as escolhas dos objetivos e dos métodos.
Na elaboração de um projeto supõe-se que certa decisão está sendo tomada e dimensionam-se as suas implicações positivas e negativas, sendo que estas devem ser cuidadosamente identificadas, analisadas, quantificadas e avaliadas.
O conceito de projeto é amplo e pode ser aplicado a qualquer atividade de planejamento, pois a finalidade de um planejamento é a melhor escolha envolvendo a atividade da organização e o seu ambiente, dentre outras questões.
De acordo com determinados autores, como Ignácio Rangel, referem-se à projetamento como sinônimo de planejamento. Entretanto, a maioria dos autores considera que o conceito de projeto é mais amplo e compreende outras atividades, além da elaboração, análise e avaliação. Um projeto se refere a um tema específico, onde se precisa de recursos e tempo estabelecendo resultados quantificáveis. Exemplos de projetos empresariais: desenvolvimento de um novo produto, expansão das instalações ou adoção de um novo processo de produção. Em cada caso, o(s) objetivo(s) é definido, onde se procura quantificar os custos e os benefícios, para se adotar um critério adequado para a tomada da decisão. Exemplos de projetos públicos: reciclagem e aperfeiçoamento de professores, informatização do lançamento e da arrecadação de certo imposto, construção de um parque público, obras para a contenção de enchentes ou uma campanha para tornar mais comum à lactação materna. Os projetos públicos apresentam maior dificuldade para a mensuração dos benefícios, mas da mesma forma que para os projetos empresariais, nos projetos públicos devem-se mensurar quantitativamente os custos e os benefícios.
Níveis de Decisão
Os níveis decisórios das organizações, empresas