Planejamento e controle da capacidade
INTRODUÇÃO
Prover a capacitação de satisfazer a demanda atual e futura é uma responsabilidade fundamental da administração de produção. Um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e clientes satisfeitos, enquanto o equilíbrio "errado" pode ser potencialmente desastroso. Embora planejar e controlar a capacidade seja uma das principais responsabilidades dos gerentes de produção, também deveria envolver outros gerentes funcionais. Há razões para isso. A primeira é que as decisões de capacidade têm um impacto em toda a empresa. A segunda é que todas as outras funções fornecem entradas (inputs) vitais para o processo de planejamento. A terceira é que cada função do negócio normalmente deverá planejar e controlar a capacidade de suas próprias "microoperações" para atender à função produção principal.
Que é capacidade?
Segundo Moreira (1993) capacidade refere se a quantidade máxima de produtos e serviços que podem ser produzidos em uma unidade produtiva em um intervalo de tempo. Ex: Moveis/dia, clientes /dia, pares de calçados/semana Verifica se, por tanto que a capacidade esta em função de duas variáveis importantes como Volume ou Quantidade e Tempo. Capacidade de trabalho da produção – capacidade de produzir.
Planejamento e controle de capacidade
Planejamento e controle de capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda. Isto normalmente significa decidir como a operação deve reagir a demanda. Chamamos esta tarefa de estratégia de capacidade de longo prazo no qual as decisões de capacidade são tomadas principalmente dentro das restrições dos limites da capacidade física estabelecidos pela estratégia de capacidade da operação de longo prazo.
Restrições de capacidade
Muitas organizações operam abaixo de sua capacidade máxima de