Planejamento e controle da capacidade de trabalho
Trabalho
Nome: Hector W. da Cruz, Fernando Marcelino, José Jelson de Lima
4º ano de administração
Mangueirinha – PR
2015
Prover a capacitação de satisfazer a demanda atual e futura é uma responsabilidade fundamental da administração de produção. Um equilíbrio adequado entre capacidade e demanda pode gerar altos lucros e clientes satisfeitos, enquanto o equilíbrio "errado" pode ser potencialmente desastroso. Embora planejar e controlar a capacidade seja uma das principais responsabilidades dos gerentes de produção, também deveria envolver outros gerentes funcionais. Há razões para isso.
A primeira é que as decisões de capacidade têm um impacto em toda a empresa. A segunda é que todas as outras funções fornecem entradas (inputs) vitais para o processo de planejamento. A terceira é que cada função do negócio normalmente deverá planejar e controlar a capacidade de suas próprias
"microoperações" para atender à função produção principal.
O que chamamos aqui de planejamento e controle de capacidade às vezes também chamado de planejamento e controle agregados. A razão disto é que no "mais alto nível" do processo de planejamento e controle, os cálculos de demanda e capacidade normalmente são realizados de for ma agregada, que não discrimina entre os diferentes produtos e serviços que uma operação produtiva pode fazer.
A essência da tarefa é conciliar, no nível geral e agregado, a existência de capacidade com o nível de demanda que deve ser satisfeita de um recipiente ou do espaço em um edifício.
Tendo definido a capacidade de longo prazo, os gerentes de produção devem decidir como ajustar a capacidade da operação no médio prazo. Isto normalmente envolve uma avaliação da demanda futura em um período de 2 a 18 meses, durante o qual o volume de produção pode ser variado, por exemplo, alterando o número de horas que os equipamentos são usados.