Planejamento e controle da capacidade
Introdução
Planejamento e controle da capacidade é a atividade que tem como objetivo calcular a carga de cada local de trabalho para cada período no futuro, visando prever se o chão-de-fábrica terá capacidade para executar um determinado plano de produção para suprir uma determinada demanda de produtos ou serviços. Ele trás informações que possibilitam a viabilidade de planejamento de materiais; obter dados para futuros planejamentos de capacidade mais precisos estabelecer a programação de curto prazo e estimar prazos viáveis para futuras encomendas.
O que é Capacidade
Segundo Moreira(1993) capacidade refere-se a quantidade máxima de produtos e serviços que pode ser produzidos numa unidade produtiva, num dado intervalo de tempo. Exemplos: móveis (por dia), pares de calçados (por semana).
Então uma operação é o máximo nível de atividade de valor adicionado em determinado período de tempo que o processo pode realizar sob condições normais de operação.
O Controle da Capacidade tem a função de acompanhar o nível da produção executada, compará-la com os níveis planejados e executar medidas corretivas de curto prazo, caso estejam ocorrendo desvios significativos. Os índices de eficiência, gerados pela comparação dos níveis de produção executados com os níveis planejados, permitem determinar a confiabilidade do planejamento, o desempenho de cada centro produtivo e o desempenho do sistema de manufatura.
Planejamento e controle da capacidade
Planejamento e controle da capacidade é a tarefa de determinar a capacidade efetiva da operação produtiva, de forma que ela possa responder à demanda. Isso normalmente significa decidir como a operação deve reagir as flutuações na demanda.
Demanda e capacidade agregadas
A característica importante do