Planejamento operacional
Para a produção de um produto ou serviço é preciso que um processo seja constituído. Este processo, dependendo de sua organização, pode ser considerado um sistema de produção. Cada sistema de produção precisará avaliar, principalmente, duas variáveis: volume e variedade. A figura 1.1 faz uma relação entre estas duas variáveis e classifica os sistemas de produção em função desta relação.
Figura 1.1: Tipos de sistemas de produção
O sistema de produção que constitui o trabalho em questão é denominado por projeto. Projetos são aqueles sistemas que têm saídas de produtos muito variados e baixos volumes de produção, ou até mesmo únicos. Neste tipo de sistema de produção o produto permanece estático, parado em uma posição fixa, por isso os recursos produtivos devem ser transportados até o local onde o produto está sendo realizado.
Estimativa de venda
Nossa estimativa anual de vendas é formada por dois ciclos de construção para cada ano, durante os próximos cinco anos. Cada ciclo tem uma duração média de 6 meses. Com base na previsão de venda, montamos uma estrutura de produção com capacidade de construir até 70 m² mensais. A mão de obra é composta por cinquenta funcionários, que atuam de forma simultânea em cada uma das etapas dos projetos.
MRP
O MRP é um sistema computorizado de controle de inventário e produção que assiste a optimização da gestão de forma a minimizar os custos, mas mantendo os níveis de material adequados e necessários para os processos produtivos da empresa.
Este sistema possibilita às empresas calcularem os materiais dos diversos tipos que são necessários e em que momento, assegurando os mesmo que sejam providenciados no tempo certo, de modo a que se possa executar os processos de produção. O MRP utiliza como informação de input os pedidos em carteira, assim como a previsão das vendas que são provêm da área comercial da empresa.
Todo o controle das necessidades de materiais da construtora são