Planejamento operacional
O planejamento Operacional é mais específico. Ele elabora as atividades a serem realizadas, o que torna mais segura a realização dos objetivos, já que prevê os custos, o tempo e os ricos envolvidos. Pode ser considerado como a formalização principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação tem-se basicamente, os planos de ação ou planos operacionais e, correspondem a um conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.
Fonte: Administração, processo e pratica de Ialberto Chiavenato – Capitulo 9 Pág. 177
Planejamento Operacional
É projetado para o curto prazo. Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente e preocupa-se com o alcance de metas especificas . Cada planejamento devem conter recursos necessários para o desenvolvimento e implantação, os procedimentos básicos a serem adotados, os resultados finais esperados , os prazos estabelecidos, os responsáveis pela sua execução e implantação. Os objetivos adequados são fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Uma vez que os gerentes entenderam plenamente os fundamentos do planejamento, eles podem tomar medidas para implantar o processo de planejamento em sua organização.
Fonte: Administração moderna de Samuel C. Certo 9° Edição – Capitulo 5 Fundamentos do Planejamento, Pág. 101
Planejamento Operacional
Planejamento é um processo continuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas. O planejamento fornece um mapa claro a ser seguido em suas atividades futuras. O planejamento Operacional é o processo de identificar procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais baixos de uma organização. É considerado como formalização, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência.
Fonte: Administração Novo