A violência nas escolas
É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. nas escolas não é um fenômeno novo, é uma realidade! De forma que tem assumido proporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para solucionar esta difícil realidade.
A violência pode ser desencadeada como fruto de muitas situações de indisciplina que não foram resolvidas e que constituem a origem de um comportamento mais agressivo.
Uma das causas da violência nas escolas é a família. É neste núcleo que as crianças e jovens adquirem os modelos de conduta que exteriorizam. A pobreza, violência doméstica, alcoolismo, desestrutura familiar, ausência de valores, permissividade, demissão do papel educativo dos pais, são as principais causas que destroem o ambiente familiar. Normalmente, os indivíduos que vivem estas problemáticas familiares são sujeitos e alvos de violência. As famílias muitas vezes destituem-se da sua função educativa, delegando-a a escola.
Outra causa são os grupos e turmas. Estes, influenciam certos comportamentos que os adolescentes demonstram, sendo o resultado de processos de imitação de outros membros do grupo. Em certas manifestações públicas de violência, os jovens procuram obter segurança, respeito e prestígio pela restante comunidade escolar. Numa sociedade onde os grupos familiares estão cada vez mais desagregados, este vazio é preenchido por estes grupos formados a partir de interesses e motivações diversas.
No ambiente escolar, como qualquer outro ambiente, encontra-se alunos com menos capacidades intelectuais estigmatizados, esquecidos no fundo das salas de aula. Com isso, criam-se focos de revolta por parte daqueles que legitimamente se sentem marginalizados. A escola de hoje, que se diz inclusiva, não é de fato.
Outra questão relevante e um dos