Planejamento operacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
Conceito de Planejamento e Estratégia
PLANEJAMENTO
Planejamento é o processo derivado da função da administração de planejar, que significa especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos. Em outras palavras, é um processo de decisões recíprocas e independentes que visam alcançar objetivos anteriormente estabelecidos.
ESTRATÉGIA
As origens do termo estratégia encontram-se na teoria militar, de onde foi adotado, significando a utilização do combate para atingir a finalidade da guerra.
No contexto organizacional, a estratégia corresponde à capacidade de se trabalhar contínua e sistematicamente o ajustamento da organização às condições ambientais que se encontram em constante mudança, tendo sempre em mente a visão de futuro e a perpetuidade organizacional.
“Estratégia é a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo”. Em resumo, estratégia é um passo-a-passo, uma “receita de bolo” que deve ser seguida para que a empresa atinja um objetivo. Ou seja, é a seleção dos meios para realizar objetivos.
TIPOS DE PLANEJAMENTO
Na consideração dos grandes níveis hierárquicos, pode-se distinguir três tipos de planejamento:
A)Planejamento Estratégico
B)Planejamento Tático
C)Planejamento Operacional
Pode-se relacionar os tipos de planejamento aos níveis de decisão numa Pirâmide organizacional:
[pic]
1) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico, em todos os aspectos técnicos, surgiu somente no início da década de 70. Nas décadas de 50 e 60 os administradores empregavam apenas o planejamento operacional, porque o crescimento de demanda total estava controlado, e era pouco provável que mesmo um administrador inexperiente não fosse bem sucedido no negócio. Isso mudou com a turbulência dos anos 70, que