Planejamento operacional
O Planejamento Operacional está localizado no nível operacional, e tem por objetivo obter sempre regularidade, certeza e o máximo de eficiência nas tarefas diárias.
Este nível está ligado ao ambiente externo da empresa, por isso trabalha com mecanismos objetivos, com regularidade nos processos tecnológicos e também nos maquinários, operando também com ritmo sincronizado em todas tarefas.
Os administradores que operam esse planejamento têm características imediatistas e detalhistas quando estabelecem tarefas e operações.
O Planejamento Operacional é caracterizado pelos detalhes que se estabelecem as tarefas e as operações, ele visa somente o curto prazo, seu foco é direcionado para uma tarefa ou operação.
O Planejamento Operacional é baseado em uma série de outros planos operacionais que se espalham por inúmeras áreas de uma empresa, porém sempre dentro do nível operacional, este planejamento é muito diversificado, podendo ser relacionado a :
> Métodos ou procedimentos, que impõem uma ordem de passos ou etapas que deverão ser seguidas para poderem assim ser executados os planos, que logo se transformarão em rotina, sendo aplicados em forma de fluxogramas.
> Dinheiro ou Orçamentos, que são os planos operacionais referentes a fluxo de caixa, despesas, manutenção de equipamentos etc...
> Tempo ou Programas, que se referem aos planos referentes ao tempo, como os cronogramas, gráficos e etc...
> Comportamentos ou regulamentos, que são os planos operacionais ligados ao comportamento que será imposto as pessoas.
Todos esses planos ajudam a guiar as atividades da empresa, que depois de serem expressos na forma de fluxogramas mostrarão como deverá ser o andamento de determinados procedimentos ou rotinas, ou seja, os procedimentos serão padronizados e formalizados a fim de estabelecer condições para otimizar e maximizar os resultados da