Planejamento estrategico
DA INTENÇÃO AO RESULTADO
ENTENDENDO COMO AS ORGANIZAÇÕES CHEGAM AONDE ELAS QUEREM CHEGAR
CAPÍTULO 1 – A NOVA NATUREZA DA COMPETITIVIDADE
O que significa competir nos tempos atuais?
Direcionamento: Qualquer que venha ser a resposta, o fato é que as organizações são confrontadas por excitantes e dinâmicos desafios competitivos neste inicio do novo milênio. Hoje, a palavra de ordem é a geração de margens e retornos acima da média, não só para as grandes como também para as médias e pequenas organizações.
Por outro lado os anos dourados de crescimento e valorização das ações se foram. O sentido negativo assumido pela economia nos anos 2002 em diante se deve em grande parte á formulação de estratégias empresariais que pressupunham condições claramente inexistentes. Embora não haja dúvidas de que o crescimento ocorre em ciclos, os indícios apontam no sentido de que é pouco provável que os países desenvolvidos voltem a desfrutar novamente das altas taxas de crescimento observadas nos anos posteriores à Segunda Guerra Mundial.
[pic]
CAPÍTULO 2 - O PROCESSO ESTRATÉGICO
A estratégia é um conceito recente?
Direcionamento: Nem de longe. Desde quando o homem das cavernas se pôs a caçar, pescar ou lutar para poder sobreviver, a estratégia sempre esteve presente como um plano antecipado do que fazer para ser bem-sucedido.
O processo estratégico representa o resultado cumulativo de um longo e penoso aprendizado organizacional. As organizações utilizaram durante décadas o processo estratégico para alcançar várias finalidades que foram sofrendo alterações e sofisticações gradativas com o passar do tempo. A competição nos negócios passou pelas seguintes etapas:
Revolução Industrial: É aqui que começa a competição nos negócios. Com ela surgiram as primeiras organizações industriais e comerciais e, em conseqüência, a competição pelo mercado de commodities, como algodão, ferro, aço e