Planejamento operacional
O planejamento consiste em um processo para alcançar determinada posição desejada, com um modo mais eficiente e eficaz, aprimorando esforços e recursos que a organização possui. Para isso, há vários níveis de planejamento que podem ser adotados por uma organização.
Um deles é o PLANEJAMENTO OPERACIONAL, que é o terceiro a ser praticado por uma organização. Começa com os objetivos estabelecidos no planejamento tático. É feito de diversos planos operacionais que se espalham nas diversas áreas e funções na organização, produção ou operações, finanças, mercadologia, recursos humanos, etc. Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina, para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos pretendidos pela empresa, para que alcance os seus objetivos. Estão voltados para eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário da empresa. Aborda cada tarefa ou operação isoladamente. O planejamento Operacional é alcançado em curto prazo.
Ajuda a identificar e isolar atitudes e consequências que podem influenciar o futuro. São realizados para que haja um detalhamento das ações e um monitoramento das atividades realizadas. É um plano muito útil na gestão dos projetos, estabelecendo “o que fazer”, ”como fazer”, ”quem fazer” e “em que sequência fazer”.
Os procedimentos a tomar do Planejamento Operacional são:
Análise dos Objetivos: Quais objetivos se pretende atingir com o Plano Operacional?
Exemplos: Aumentar pontos de vendas.
Treinar e Capacitar alguns funcionários.
Melhorar imagem da empresa ou manter a imagem da empresa.
Organização do Tempo: São planos que selecionam com duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas. Que pode ser elaborado em um cronograma, para acompanhar a evolução do plano.
Exemplo:
|