Análise sintática
Sintática
NOVEMBRO
2011
Disciplina: Língua Portuguesa
Tema: Análise Sintática
Análise Sintática
A análise sintática ajuda a compreender melhor como se estruturam as frases na Língua Portuguesa e a tornar claras as relações de concordância, regência e colocação entre os membros das frases.
Frase é toda exposição verbal de um pensamento. É uma unidade de comunicação. A frase pode apresentar ou não verbos na sua composição.
Ex.: Olá! (frase sem verbo), Alô! (sem verbo) Como vai você? (frase com verbo)
Oração é toda frase que contém verbo (tantos verbos, tantas orações).
Ex.: Viva melhor à luz da filosofia (Folha Equilíbrio) O que deixa você mais irritado?
Período é uma frase constituída por uma ou mais orações.
O período pode ser simples e composto. a) Período simples: quando é formado por uma única oração, que é chamada oração absoluta. Ex.: Racionamento tira a alegria do idoso. (um verbo/uma oração – absoluta = período simples) b) Período composto: quando é formado por mais de uma oração. Ex.: Se você sair, feche a porta com cuidado. (dois verbos/ duas orações = período composto) / “O gato não nos afaga, afaga-se em nós”. (Machado de Assis)
Texto é um conjunto de frases que constituem uma unidade semântica.
Obs.: Há um tipo de frase nominal, sem verbo (títulos de filmes, de livros, de programas), centralizada em torno de três tipos de classe gramatical: 1) Substantivo – nome de livro: Tieta do Agreste, de filmes: Laranja Mecânica e de músicas: Roda Viva. 2) Adjetivo – Bonitinha, mas ordinária; Feios, sujos e malvados. 3) Advérbio – Sobre ontem à noite; Sob o signo de capricórnio; Perto do coração selvagem; Aqui, agora.
TERMOS DA ORAÇÃO
Numa oração podemos encontrar termos essenciais, integrantes e acessórios.
Termos Essenciais da Oração
São termos essenciais (ou fundamentais) da oração: sujeito e predicado. Sujeito | Predicado | Paula | é feliz. | Fernanda e Marco | andam de carro. |