Area foliar
Introdução: No ambiente natural, buscamos conhecer as relações entre os diversos grupos de organismos vivos. Na disciplina Metodologia de Campo I, estudamos algumas etapas necessárias para a rotina de trabalho no campo em Botânica: coletas e secagem de material vegetal. Vimos que este trabalho é importante para subsidiar a identificação dos diversos grupos de plantas, suas famílias, espécies. Dando continuidade ao conteúdo da Botânica, na disciplina Metodologia de Campo II, iremos discutir as condições ambientais. Coleta e monitoramento dos fatores ambientais que afetam o crescimento e distribuição das plantas no planeta. Assim, não apenas buscamos conhecer as relações entre grupos de plantas, mas também suas relações com o ambiente.
1 - Avaliação e monitoramento das condições ambientais que afetam o crescimento e o desenvolvimento das plantas: água, luz, temperatura, nutrientes, velocidade do vento, gases e outros. De acordo com a necessidade do trabalho que estamos interessados no campo e também as características específicas das espécies, os parâmetros podem ser tomados de forma instantânea ou ao longo de um período de tempo pré-estabelecido. Ex: na alvorada, no crepúsculo, ao meio dia, a cada 6 horas, diariamente, mensalmente, nas estações do ano, na estação seca e/ou na estação chuvosa.
Exemplo de parâmetros que podem ser medidos:
Temperatura do ar,
Temperatura e umidade do solo,
Fertilidade do solo,
Precipitação no local ou região: média mensal ou anual,
Umidade relativa do ar,
Intensidade luminosa,
Velocidade do vento,
Caracterização físico-química do solo.
2 - Crescimento e desenvolvimento X Fatores Ambientais
Estudos de fenologia e de crescimento vegetal são comuns em trabalhos de campo. Variações na morfologia vegetal podem revelar estreitas relações com a flutuação dos parâmetros ambientais. O ciclo ontogenético e suas relações com as condições ambientais. Parâmetros que podem ser medidos ou avaliados