Planejamento estratégico e suas ferramentas
Planejamento Estrátégico, é um processo onde se analisa a empresa sobre vários aspectos e maneiras para definição de ações que possam ser monitoradas atravéz de um plano estratégico.
Plano estratégico é a formulação de estratégias que determinem rumos ou formas de atingir objetivos atravéz de análise de cenários, com a finalidade de realizar uma matriz que identifique ameaças e oportunidades, sob os pontos e vista interno e externo da organização. Busca esclarecer a missão, a visão, os valores, a estratégia e os desdobramentos da estratégia.
Em suma, o planejamento estratégico não gera resultado algum, mas sua aplicação na organiozação faz com que a empresa obtenha melhores estratégias e resultados. Por ser algo dinâmico, deve sempre ser reavaliado e reformulado.
FERRAMENTAS
Matriz BCG
É uma ferramenta criada na década de 70. Ela analiza o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios para a empresa. É composta por quatro quadrantes - abacaxi, vaca leiteira, oportunidades e estrela - , onde o eixo X denomina a participação relativa de mercado, da maior para a menor, e o eixo Y determina o crescimento do mercado.
Estrela: é o cenário onde há a situação ideal de alto crescimento e alta
participação, um produto ou empresa nesta situação requer um investimento maior devido ao crescimento contínuo. Na prática, geram, normalmente, altos faturamentos, devido à sua alta participação de Mercado. Exigem, no entanto grandes somas de dinheiro e investimentos para manter a sua alta taxa de crescimento. Uma estrela pode se tornar uma vaca leiteira quando o mercado diminuir a sua taxa de crescimento.
Oportunidade ou interrogação: é o ponto em que o crescimento do mercado é alta, mas a participação é baixa. Nesta situação há uma demanda alta, mas baixo retorno. É melhor tentar aumentar a participação de mercado. Na prática são os produtos que crescem rapidamente e, como resultado consomem grandes