Aromáticos - Onde os encontramos
Onde os encontramos?
Definição:
Aromáticos são compostos cíclicos, insaturados, que são muitos e estáveis devido a energia de estabilização por ressonância e não estão ligados a odor.
Fontes naturais de compostos aromáticos:
A maior fonte natural de compostos aromáticos é o alcatrão da hulha (carvão mineral), mas, como essa fonte não dá conta de toda a necessidade do mundo moderno, compostos aromáticos também são obtidos a partir do petróleo.
Curiosidade: A hulha é uma variedade de carvão resultante da fossilização da madeira em ausência de ar. Já foi muito usada como combustível doméstico e industrial, mas tem sido substituída pelo gás natural, e hoje é usada industrialmente como fonte de hidrogênio. Em forma sólida – coque – é usada em metalurgia, para obtenção de alumínio, de ferro e na produção de aço.
Demais fontes:
Devido ao seu caráter apolar, os hidrocarbonetos aromáticos, são muito utilizados como solventes, além, como matéria-prima para inúmeros compostos importantes (medicamentos, inseticidas, explosivos, etc.).
A queima do metano
Prejudicial ou não ao ambiente?
Definição:
O composto orgânico Metano tem a fórmula molecular CH4 e se apresenta como um gás incolor e inodoro e muito inflamável. O metano pode ser formado em pântanos através da fermentação anaeróbica, vegetais em processo de deterioração e outros resíduos orgânicos constituem o chamado gás do pântano. Onde houver matéria orgânica se decompondo na falta de oxigênio haverá a presença deste gás.
Prejudicial ou não?
O metano tanto pode ser prejudicial quanto benéfico.
Este composto é prejudicial quando o assunto é efeito estufa. O metano é um dos principais gases do efeito estufa, contribuindo assim para o aquecimento global. Em termos de saúde, embora o metano não seja tóxico, sua combustão produz substâncias toxicas e por isso é considerado como um asfixiante simples.
Por outro lado, pode ser benéfico quando os gases poluentes produzidos em