educaçao
Introdução
______________________________________________
3
Que Educação e Formação de Adultos no Século XXI? ________________
4
Conclusão
_______________________________________________
12
Bibliografia
______________________________________________
15
Introdução
“Que Educação e Formação de Adultos no Século XXI?”, é um trabalho realizado no âmbito da Unidade Curricular Politicas de Educação e Formação ao Longo da Vida, no âmbito do Mestrado em Educação.
Foi elaborado, tendo por base os textos trabalhados nas aulas e as minhas reflexões e análises sobre as várias questões que foram surgindo ao longo dos tempos e ao longo do desenrolar do trabalho.
Pretende ser uma reflexão sobre a evolução das políticas de educação e formação de adultos, as suas complexidades, tensões, diversidades que vão ocorrendo ao longo dos tempos, problematizando algumas questões pertinentes, até atingir os dias de hoje.
Um bloqueio do computador e a impossibilidade de recuperar a parte do trabalho perdida, aliada à falta de tempo, devido ao limite do prazo de entrega do trabalho, obriga-me a deixá-lo incompleto impossibilitando-me de cumprir os objectivos a que me tinha proposto. Entrego o trabalho na esperança de que alguma coisa se possa aproveitar e melhorar na próxima oportunidade.
Que Educação e formação de Adultos no Século XXI?
Até 1974 a educação e formação de adultos foi mantida à margem das políticas públicas e sociais, sendo um sector da educação que não tinha (e continua sem ter) estruturas políticas e administrativas próprias. Desde a revolução de 1974 em Portugal e durante os últimos 30 anos, foi cadenciada por políticas educativas descontínuas que condicionaram a sua evolução, conforme refere Lima (2007), sendo imprescindível redescobrir novas políticas educativas. As elites e as políticas sociais portuguesas davam indícios de não quererem,