Tecidos Conjuntivos
Tecido Conjuntivo.
1.
Fibroblastos: São células grandes e com prolongamentos, núcleos eucromáticos e nucleolos evidentes.
Função: Produção da matriz extracelular.
Macrófagos: Se origina apartir dos monócitos do sangue e apresentam morfologia variada e seu núcleo em geral é reniforme e pouco aromático.
Função: São células de defesa que fagocitam corpos estranhos.
Plamócitos: Células que sintetizam e secretam imunoglobinas coam alta especificidade.
Função: Produz anticorpos.
Mastócitos: Células grandes que contêm inúmeros grânulos metacromáticos que armazenam substâncias quimioativas.
Função: Responsável pela resposta inflamatória.
Neutrófilos, eosinófilos e basófilos: São granulócitos originados do sangue, considerados como células transitórias.
Função: Responsável pela defesa do organismo.
2. Ocorre logo após o contato com um alérgeno. Pode ocorrer através do contato da pele com plantas venenosas, produtos químicos, arranhões de animais, picadas de insetos.
Consiste em reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com substâncias alérgenas. Mas independente de idade, sexo ou raça, qualquer pessoa pode desenvolver alergias. Apesar de ainda não ter sido totalmente esclarecido por que certas pessoas ficam alérgicas, acredita-se que a hereditariedade seja um fator importante.
A IgE (abreviação de Imunoglobulina E) é uma proteína do sistema imunológico que atua como sinalizador. O anticorpo IgE é sempre específico para determinado alérgeno. Os anticorpos IgE circulam no sangue e também se fixam em dois tipos diferentes de células: mastócitos, que estão localizadas no nariz, pulmões, pele e trato gastrintestinal, e basófilos, encontrados principalmente no sangue. Ao penetrarem no organismo de uma pessoa sensível os alérgenos se ligam a estas moléculas de IgE. Quando isso ocorre, substâncias, como a histamina são liberadas, o que pode causar sintomas alérgicos, como inflamações no nariz e nas vias