tecido conjuntivo
O Tecido Conjuntivo caracteriza-se pela riqueza de material intercelular, o principal constituinte do Tecido Conjuntivo, (o que afasta suas células uma das outras), sendo este constituído por Fibras (Colágenas, Reticulares Elásticas, Oxatalânicas e Elaunínicas) e Substância Fundamental Amorfa. Possui também um número limitado de células com diferentes tipos e funções. O Tecido Conjuntivo origina do mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais.
A ampla variedade de tecidos conjuntivos reflete a variação na composição e na quantidade dos 3 componentes (células, fibras e substância fundamental amorfa), os quais são responsáveis pela notável diversidade estrutural, funcional e patológica do tecido conjuntivo.
CÉLULAS DO TECIDO CONJUNTIVO
Algumas células do Tecido Conjuntivo são produzidas localmente e permanecem nele, outras, tais como os leucócitos, vem de outros territórios e podem habitar temporariamente esse tecido. As células do Tecido Conjuntivo são as seguintes: Fibroblastos, Fibrócitos, Miofibroblastos, Macrófagos, Mastócitos, Plasmócitos, Adipócitos e Leucócitos (Neutrófilos, Eosinófilos e Linfócitos).
Fibroblastos
São células ativas muito comuns do Tecido Conjuntivo, possui prolongamentos citoplasmáticos irregulares, núcleo grande, claro e ovóide. O citoplasma é rico em Retículo Endoplasmático Rugoso e Mitocôndrias e possui o complexo de Golgi desenvolvido. Raramente se dividem nas pessoas adultas, exceto quando o organismo requer fibroblastos adicionais. É responsável pela síntese da matriz extracelular e pelos processos de cicatrização dos tecidos lesados. Nos adultos os fibroblastos não se dividem com freqüência, entrando em mitose apenas quando ocorre solicitação (lesões no Conjuntivo, por exemplo).
Fibrócito (fibroblasto inativo)
O fibrócito é uma célula menor que o fibroblasto, com aspecto fusiforme e com menor número de prolongamentos citoplasmáticos. Possui