tecido conjuntivo
Conceito: é responsável pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo, é formado por proteínas fibrosas e substancia fundamental é um tecido que possui vários tipo de células, entre as quais há grande quantidade de substancia. Essa substancia é sintetizada principalmente pelos fibroblastos (célula mais frequente no tecido conjuntivo).
Origem: se originam de um tecido embrionário formado por células alongadas, as quais tem núcleo oval, com cromatina fina e nucléolo proeminente. Estas células possuem muitos prolongamentos citoplasmáticos e são imersas em matriz extracelular abundante e viscosa com poucas fibras.
Constituintes básicos e funções: consistem em diferentes combinações de proteínas fibrosas e de substancia fundamental. Fibras compostas de colágeno constituem tendões, aponeuroses, capsulas de órgãos e membranas que envolvem o sistema nervoso central. As fibras também constituem as trabéculas e paredes que existem dentro de vários órgãos formando o aparelho mais resistente do estroma 9tecido de sustentação dos órgãos. As moléculas do tecido conjuntivo é uma importante reserva para muitos fatores de crescimento que controlam a proliferação e a diferenciação celular. A matriz do tecido conjuntivo também serve como um meio do qual nutriente e catabólitos são trocados entre células e seu suprimento.
Células do tecido conjuntivo:
Fibroblastos:
Função: sintetizam proteínas e elastina, produz fatores de crescimento que controlam a proliferação e a diferenciação celular. São as células mais comuns do tecido conjuntivo e são capazes de modular sua capacidade metabólica.
Característica histológica: Os fibroblastos têm forma estrelada núcleo grande. São eles que fabricam e secretam as proteínas que constituem as fibras e a substância amorfa são células jovens, em plena atividade produtiva. Tem citoplasma abundante, com muitos prolongamentos. Seu núcleo é o ovoide grande e fracamente corado, com cromatina fina e nucléolo proeminente. O