Seminário do livro Viagens Na Minha Terra
O autor recebe a inspiração do clima de sua terra para viajar além de seu quarto. E então ele viaja de Lisboa à Santarém. Quando ele chega à cidade, ele começa a criar comentários através da observação de uma janela. E é aí que começa a história de amor entre Joaninha e Carlos.
No romance, Joaninha é uma moça que mora com a avó, D. Francisca. Semanalmente Frei Dinis visita elas para lhes trazerem notícias do filho da D. Francisca, Carlos.
Carlos faz parte do grupo de D. Pedro. E Frei Dinis e D. Francisca guarda algum segredo sobre Carlos.
Frei Dinis foi um nobre cheio de posses, mas resolveu abandonar tudo e sumir, e volta para Santarém dois anos depois, como frei. Nesse momento o narrador critica essa mudança, pois para ele qualquer um poderia facilmente ser ordenado frei de uma hora para outra.
Quando a guerra civil atinge Santarém, Carlos, que tinha ido para a Inglaterra após desentender-se com Frei Dinis, resolve voltar à cidade. É quando ele reencontra sua prima Joaninha. Eles trocam um beijo apaixonado como se fossem namorados. Mas Carlos tem uma esposa na Inglaterra, chamada Georgina, e se vê atormentado pela dúvida de contar ou não a verdade para sua prima.
Carlos é ferido na guerra e fica hospedado perto da casa de Joaninha. Após se recuperar, ele pede para que D. Francisca conte o segredo que ela esconde. Então, ela conta que Frei Dinis é o pai de Carlos e que sua verdadeira mãe já morreu.
Quando Carlos fica sabendo da verdade ele volta à Inglaterra para viver com a esposa. Mas Georgina depois de ouvir toda a história sobre o romance entre Joaninha e Carlos, diz que não lhe ama mais. Quem contou a história para ela foi o Frei Dinis. Carlos pede perdão, mas Georgina não o aceita de volta.
Na parte final da história, Frei Dinis fala