TCC Dom Casmurro
TCC
Dom Casmurro
Adultério?
Houve ou não?
Nome: Ana Paula Moraes e Vitória de Melo
Pompéia – São Paulo
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................... 3
Resumo....................................................................................... 4 à 6
Análise do livro............................................................................ 7
INTRODUÇÃO
Dom Casmurro é um livro escrito por Machado de Assis. Foi publicado em 1899, e é um dos livros da literatura brasileira mais traduzidos para outros idiomas. O romance narrado em primeira pessoa tem como personagem principal Bentinho (Bento Santiago), que tinha uma grande amizade com Escobar e um relacionamento com a personagem feminina Capitu.
A obra tem um valor universal e mistura cenas do passado e do presente de Bentinho, é considerada um verdadeiro enigma para os leitores que ficam na dúvida de uma possível traição de Capitu com Escobar.
Nota-se que abrange temas do cotidiano como amizade, o ciúme, a religiosidade, a dúvida, o amor, entre outros, sendo correspondente ao realismo. Machado se contradizia em relação ao “romantismo”, pois de acordo com os outros escritores uma obra de romance não havia a presença de adultério.
Dom Casmurro está dividido em 148 capítulos, na maioria curtos. O decorrer do romance não é dinâmico e a história é interrompida a todo momento por pensamentos ou lembranças fragmentadas do narrador.
RESUMO
A história é narrada por Bentinho já idoso, trás a tona às lembranças de sua infância e adolescência. Viveu em uma casa com sua mãe Gloria, seu tio Cosme e um agregado de muitos anos. Dona Gloria fez promessa de que se Bentinho não morresse bebê, iria mandá-lo para o seminário. Seu irmão Cosme não concordava, pois já havia boatos de que Bentinho andava se encontrando