TCC - Dom Casmurro, nível colegial
1686 palavras
7 páginas
COLÉGIO ABSOLUTO - POMPEIATrabalho de Gramática
Arthur Leonardo Loffler Chevchuk
Pompeia - SP
2015
Arthur Leonardo Loffler Chevchuk
João Victor de Almeida
Dom Casmurro
Pesquisa da matéria de gramática com o propósito de debater sobre a possível traição da personagem Capitu.
Pompeia - SP
2014
Introdução:
A principal finalidade deste trabalho é trazer, em uma análise do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis, a resposta a uma pergunta que vem sendo um desafio para a literatura brasileira, Capitu traiu ou não Bentinho?
Neste trabalho você irá encontrar provas, que comprovam a inocência de Capitu, a paranoia e o ciúme que existiam em Bentinho, entre outras coisas.
Você também irá ver que toda a história gira em torno de Bentinho, ou seja, quem conta a história, e o ponto de vista a nós mostrados vem unicamente dele, assim Capitu não possui meios para defender sua inocência.
Resumo:
O livro começa com Bento Santiago (narrador), vulgo Bentinho, contando para o leitor de onde originara o seu apelido de Dom Casmurro, este ele recebeu quando, em um trem, um poeta tentava ler para ele alguns dos seus versos. Como Bentinho dormira durante a leitura dos versos, o poeta decidiu, após ficar chateado, chama-lo pelo nome de Dom Casmurro.
Após essa breve introdução o narrador decide contar sua história, algo que ele chama como “atar as duas pontas da vida”, então ele mostra ao leitor o inicio da sua infância, quando viva com sua família em um casarão na Rua de Matacavalos.
O Bento logo no começo da história exponhe seu maior problema: Quando sua mãe perdeu seu primeiro filho, fez uma promessa, aonde o próximo filho varão seria padre.
Durante uma conversa, José Dias (amigo da família de Bentinho, e viva por favor na casa do mesmo), denuncia para Dona Glória (mãe de Bentinho) sobre a