fisico quimica
RELATÓRIO AULA PRATICA 1
GUSTAVO KAUÊ ROSA PEREIRA
CLAUDINEI FRANTZ
EVELLIN LUDVIG
LAGES, ABRIL, 2014.
GUSTAVO KAUÊ ROSA PEREIRA
CLAUDINEI FRANTZ
EVELLIN LUDVIG
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 1
LAGES, ABRIL, 2014.
TÍTULO
Aula prática 1, uso do calorímetro
1. INTRODUÇÃO
A execução dessa atividade teve como seu principal objetivo mostrar um entendimento e conhecimento sobre o calorímetro um instrumento muito utilizado entre os químicos, pois precisam saber quanta energia térmica é liberada ou absorvida por uma determinada reação. Essa mensuração ajuda-os a compreender melhor por que ocorre a reação, bem como a fazer previsões úteis. E também entender um pouco sobre as variações das temperaturas quando há uma mistura de componentes, e calcular os resultados dessa variação.
2. OBJETIVO
Analisar e entender o uso do calorímetro para identificar variações de temperaturas;
3. REFERENCIAL TEÓRICO
Um calorímetro é um equipamento usado para determinar o calor específico (c) de cada substância. O calor específico,por sua vez, é a quantidade de calor que se deve fornecer a 1,0 g de determinada substância para que a sua temperatura se eleve em 1,0 ºC.
Cada material possui um calor específico diferente, por exemplo, quando estamos na praia, notamos que a areia fica bem mais quente que a água do mar. Isso ocorre porque o calor específico da água é maior que o da areia, ou seja, a água precisa receber bem mais calor do que a areia para que sua temperatura aumente em 1,0 ºC.
Calorímetro usado para determinar o valor energético dos alimentos
Na tabela abaixo, temos valores de calor específico para algumas substâncias:
Por meio do calorímetro é possível medir experimentalmente os valores do calor liberado ou absorvido por determinado material nas reações químicas.