macro e micro
Contabilidade Geral
Microeconomia e Macroeconomia
AMBIENTES DE NEGÓCIOS.
O Brasil tem um mercado com potencial enorme e um conjunto de empresas, empresários e pessoas dinâmicas, porem se vêem com leis e procedimentosd que não facilitam a operação das empresas. Os pontos fortes vem sendo barrados pelo ambiente de negócios ruim, conforme avaliação de Michael Klein, vice-presidente do Banco do mundial(Exame, São Paulo: n.855, 09 nov.2005, p.134).b
Os desafios do Brasil vêm divido em dois grandes grupos: 1) completar o ajuste macroeconômico (a divida pública e os juros são muito altos); 2) melhorar o ambiente de negócios por meio das reformas microeconômicas . Isto quer dizer que se vencer nas duas frentes, a reação será rápida e o País poderá crescer tanto quanto a China(id)
Em todo mundo a era das reformas macroeconômicas já passou a muito tempo. A inflação foi controlada e os governos passaram a gastar com mais responsabilidade(id).
Agora vem a batalha pela microeconomia para facilitar a vida de quem quer fazer negócios, com a redução da burocracia para abrir ou fechar empresas, pagar impostos, exportar, regras que devem ser as mais fáceis possíveis para possibilitar o crescimento das empresas e para terem vida duradoura(id).
Esta melhoria do ambiente de negócios permite o surgimento de novas empresas e mais empregos; facilita o fechamento de indústrias com fraco desempenho ( com isto faz crescer a produtividade da economia); faz com que os informais transite para o formal e tem assim os seus direitos respeitados, há proteção social e acesso a créditos e com isto a melhoria do ambiente de negócios ajuda a combater a pobreza(id).
Os investidores passam a ter uma melhor expectativa sobre o efeito as reformas microeconômicas; se elas forem interpretadas como sinal de mais avanços em outros campos os resultados serão muito positivos ao contrário se forem vistas somente como manobras publicitárias