Fisico-quimica
ESCOLA DE AGRONOMIA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS
Variação do volume de gases com a pressão ( lei de Boyle)
Discentes: Aline Amanda Nidia Barbosa Gonçalves Disciplina: Fisíco-Química Experimental.
Docente: Tatiana Duque Martins.
Curso: Engenharia de Alimentos.
Goiânia 13 de março de 2011.
1. INTRODUÇÃO
Experimentos de medidas quantitativas em relação ao comportamento pressão e volume dos gases foram feitas por Robert Boyle. Boyle nasceu na Irlanda no castelo de Limore em 25 de janeiro de 1627. Filho de Richard Boyle que foi o primeiro Conde de Cork, quando criança aprendeu latim.
Em 1644, Boyle mudou-se para Oxford, onde passou a freqüentar reuniões de um grupo de jovens interessados em desenvolver a chamada Filosofia Experimental. Em 1660 publicou sua primeira obra científica. No ano de 1644 mudou-se para Oxford e em 1660 Boyle publicou a sua primeira obra cientifica.
Edme Mariotte estabeleceu uma lei sobre a deformação elástica dos sólidos em 1660 e foi o descobridor da chamada Lei de Mariotte ou lei da compressibilidade dos gases em 1676, que relaciona volume com pressão para gases.
A lei de Boyle-Mariotte diz que: Sob temperatura constante, o produto da pressão e do volume de uma massa gasosa é constante, sendo, portanto, inversamente proporcionais. E que quando ocorre aumento da pressão há a diminuição do volume e que quando ocorre aumento do volume ocorre a diminuição da pressão. Boyle provou também que todos são feitos de átomos, sendo que nos gases os átomos estão mais afastados a pressões baixas de uma maneira na qual podem ser comprimidos.
Variando a pressão de uma amostra de um gás dá um gráfico formando uma curva correspondente a uma temperatura fixa sendo chamada de isoterma. Segundo a lei de Boyle, as isotermas dos gases são hipérboles.
Em uma transformação isotérmica que envolva um gás perfeito, a pressão e o volume são constantes, sendo possível calcular a