O planejamento estratégico como ferramenta na pequena empresa
PEQUENA EMPRESA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
SILVA, Thiago Bitencourt da1; ALVES, Juliano Nunes2
Palavras-Chave: Planejamento Estratégico; Pequena Empresa; Crescimento Empresarial.
Introdução
O mundo empresarial acaba por exigir das organizações, um conjunto de elementos que valorizam o conhecimento, fazendo muitas das vezes a sua melhor propaganda de qualidade e de conscientização, o que cria possibilidades de incentivar a formação profissional. Além do que, segundo análise de Motta (1991), a complexidade exige uma capacidade de diferenciação que ultrapassa os limites das associações simplistas, típicas do senso comum. Em verdade, a complexidade da empresa moderna carrega uma alta dose de contradições, paradoxos, desordens e irracionalidades.
Nesse âmbito aparece o planejamento estratégico como uma ferramenta que fornece à organização uma visão do futuro, aumentando a probabilidade da empresa aproveitar as oportunidades e explorar suas potencialidades, implicando em uma visão específica do futuro, através da qual a empresa analisa o setor de atuação, o mercado, os concorrentes, os produtos e serviços, o valor a ser oferecido ao cliente, as vantagens a longo prazo, a lucratividade, entre outros aspectos (TIFFANY; PETERSON, 1998). Em outras palavras o planejamento diz respeito à capacidade de organizar e prever os efeitos, bem como, uma série de eventos, atuando assim de forma preventiva às possíveis consequências indesejáveis, resultantes dos mesmos (SOUZA et al, 2007).
Metodologia
Estudo descritivo de revisão sistemática da literatura sobre a importância do planejamento estratégico como ferramenta de gestão dentro da pequena empresa. A pesquisa foi realizada em livros e sites de referência para administração e periódicos nacionais indexados nos bancos de dados Scielo. Na busca de artigos de revisão sobre o tema utilizaram-se as palavraschave: Planejamento Estratégico; Pequena Empresa;