Administração e Empreendedorismo
"A alta gestão executiva exige quatro tipos diferentes de pessoas: pessoas de ideias, pessoas de ação, pessoas de gente e a pessoa de frente."
Peter Drucker
Administração:
A Administração é o processo de conjugar recursos humanos e materiais de forma a atingir fins desejados, através de uma organização. É um processo de tomar decisões sobre objetivos e recursos. Pode-se definir que a Organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
A palavra administração, segundo Chiavenatto, “vem do latim ad, em direção a, tendência; e, minister, é subordinação ou obediência. É realizar uma função sob o comando de outrem. De acordo com o Aurélio a Administração “é a ação de administrar, gestão de negócios públicos ou particulares, governo, regência, gestão ou gerência”.
Empreendedorismo:
No início do século XX, a palavra empreendedorismo foi utilizada pelo economista Joseph Schumpeter, em 1950 como sendo, de forma resumida, uma pessoa com criatividade e capaz de fazer sucesso com inovações. Já em 1967 com K. Knight e em 1970 com Peter Drucker foi introduzido o conceito de risco, uma pessoa empreendedora precisa arriscar em algum negócio. A palavra empreendedorismo se origina do termo francês entrepeneur que significa fazer algo ou empreender. Para Drucker (1974) empreendedorismo é: prática; visão de mercado; evolução,
A disciplina trata da orientação ao engenheiro químico que atuará como gestor de equipes, processos e inovações, portanto serão necessários conhecimentos em administração, gestão de negócios, de pessoas, além de espírito empreendedor em busca de inovações, transformações e invenções. Aproveite a oportunidade!
O Programa de Ensino a ser desenvolvido na disciplina de ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO:
Programa:
1 Significado da administração
1.1 Conceitos e importância nas organizações
1.2 Funções do processo de gestão
1.3 Contribuições das