Ferramentas do planejamento estratégico
Das ferramentas de apoio ao planejamento estratégico
Segundo Kotler (2000, p. 86), a principal meta do planejamento estratégico é “ajudar a empresa a selecionar e organizar seus negócios de modo a manter-se saudável, mesmo que eventos inesperados afetem de maneira adversa algum de seus negócios ou alguma de suas linhas de produtos”.
Para auxiliar nesta tarefa, diversas ferramentas de apoio ao planejamento estratégico foram desenvolvidas ao longo do tempo. De acordo com levantamento realizado junto a consultores e professores da área, chega-se as seguintes alternativas, que, necessariamente, deveriam ser aplicadas visando à otimização do resultado (do mais para o menos mencionado, dentro das ferramentas academicamente conhecidas):
Análise SWOT;
Cenários;
Balanced Scorecard;
Plano de ação 5W2H;
Direcionadores estratégicos (missão, visão, valores); e
5 forças de Porter.
1.1 Análise SWOT
Segundo Kotler (2000, p. 98) é uma “avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, e visa correlacionar os aspectos internos da organização com os externos, através do monitoramento de importantes forças macroambientais e significativos agentes microambientais. Para tanto, o ideal, é que a empresa estabeleça “um sistema de inteligência de marketing para acompanhar as tendências e mudanças importantes.
É a ferramenta mais utilizada, devido, principalmente, à sua facilidade de aplicação e acessibilidade às informações para o seu desenvolvimento.
1.2 Cenários
Ferramenta complementar à análise SWOT, focada nos desdobramentos prováveis e nas realidades das variáveis macro e microambientais.
É considerada como fonte de estudos com relação ao ambiente externo (ou macroambiente), as seguintes variáveis: político, econômico, social, tecnológico, ambiental e legal; e para o ambiente interno (ou microambiente), capital humano, operações, inovação e desdobramento da aplicação.
1.3