Planejamento Estratégico: Starbucks.
Planejamento Estratégico: Starbucks.
Thaynara Pereira Moretti Bosco
Marcos Vinicius Marussi
Profº Luciana
ARAÇATUBA-SP
2013
RESUMO
Este case descreve as origens da Starbucks, principalmente o que se refere à sua rápida transformação em uma grande rede de lojas de conceito. Curiosamente, suas estratégias de marketing nunca incluíram o uso da propaganda clássica, um dos principais aspectos discutidos nesse estudo.
PALAVRAS-CHAVE: lojas de conceito; estratégias de Marketing
ABSTRACT
This case describes Starbucks origins, mainly what refers to its fast transformation into a big network of concept stores. Curiously, Starbucks’marketing strategies have never included the classic use of advertising, one of the main aspects discussed in this study.
KEYWORDS: concept stores; estratégias de Marketing.
CAPITULO I - INTRODUÇÃO
A história da Starbucks é uma das mais notáveis do mundo dos negócios das últimas décadas; ela mudou o modo americano de consumir café, transformando o produto em uma obsessão nacional.
Em entrevista concedida à revista Context, Howard Schultz, atual proprietário e presidente da rede de cafés Starbucks, afirma que uma das principais razões de seu sucesso é a valorização do contato humano, com funcionários e clientes.
Para ele, os consumidores de hoje possuem muitas opções, não só em café mas em todos os aspectos de sua vida. Assim, eles passaram a ser muito mais exigentes, e o desafio de conseguir a sua preferência se tornou muito maior para as empresas. Nesse sentido, segundo Schultz, os anúncios para o consumidor se tornaram quase inúteis. Tomando como base a visão de Howard Schultz, este caso coloca em discussão as alternativas buscadas, pela Starbucks, para conquistar esse novo perfil de consumidor.
CAPITULO II - EMPRESA STARBUCKS
A