Marketing - starbucks
2- Quais são as dimensões do ambiente de marketing com maior probabilidade de afetar as estratégias da Starbucks em seu plano de crescimento global? Por quê?
Fazendo uma análise SWOT da Starbucks, usando como base o seu planejamento estratégico para alcançar mercados internacionais, vemos que a estratégia adotada não é boa para a empresa, pois identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, encontramos muitas ameaças.
Analisando o ambiente interno, como força, a Starbucks possui uma marca consolidada e não uma moda passageira. Seu logotipo é uma sereia em fundo verde, que é uma das imagens de produto mais famosas nos Estados Unidos. Como fraqueza, a Starbucks é uma empresa norte-americana, onde o seu café é conhecido como “suco de meia”, ou seja, o café é pura água, dessa forma torna-se difícil a empresa lançar sua bebida para concorrer com o mundialmente famoso expresso francês.
Partindo para análise do ambiente externo, a Starbucks apresenta algumas oportunidades. Parte da estratégia da empresa é atingir consumidores mais jovens em todo o mundo. Na Espanha, os novos estabelecimentos estão fervendo com adolescentes, jovens adultos e turistas. Na Áustria, os consumidores de café de vinte e poucos anos veem a Starbucks como algo novo e saboroso. A empresa é moderna, visando assim alcançar uma geração mais jovem e de pessoas de todos os tipos. Outro ponto importante são as parcerias que a Starbucks faz com outras empresas, as alianças estratégicas podem ser um fator vital para o sucesso da empresa no mundo.
As ameaças que a Starbucks possui são muitas. A empresa está vendendo um pouco de luxo em muitos países, onde a renda média é menor do que nos Estados Unidos. Ela está “tentando vender a cultura americana” para consumidores internacionais, dificultando assim a permanência