Marketing - Análise Starbucks
A Starbucks é uma rede multinacional com a maior cadeia de cafeteria do mundo, com mais de 17.000 lojas em mais 55 países. Sua primeira loja foi aberta em 1971, em Seattle, nos Estados Unidos, por 3 sócios – os professores Jerry Baldwin, Zev Siegel e o escritor Gordon Bowker, a principio eram vendidos grãos de café de alta qualidade provenientes de várias partes do mundo torrados na hora. O nome Starbucks é inspirado em parte pelo personagem “Starbuck” do clássico da literatura americana Moby Dick, seu logotipo contém o desenho de uma sereia. O nome e a simbologia mística da sereia parecia apropriado para uma loja que importava os cafés mais finos do mundo.
Em 1982, Howard Schulz largou a gerencia de uma empresa Sueca, para ingressar na Starbucks como diretor de operações e marketing. Quando em uma viajem a Milão-ITA em 1983, ele sugeriu que a empresa passasse a vender Café expresso além dos grãos.
Fonte: Starbucks.com
Sobre o produto
- Histórico do Produto
Em 1971 se vendia apenas grãos de café de alta qualidade vindo de várias partes do mundo torrados na hora. Em 1982 começou a fornecer cafés para bares e restaurantes sofisticados. Em 1987, Howard Schultz comprou a Starbucks e começou a vender lattes (leite vaporizado e café expresso, delicadamente coberto por espuma de leite) e mochas (café expresso, leite vaporizado e chantilly). Em 1988 começou a venda por catalogo de seus produtos em todo pais.
Fonte: Starbucks Company Timeline – starbucks.com.br
- Posicionamento do produto
A Starbucks é uma empresa onde quer ser vista muito bem para seus clientes, tratando o ambiente e os funcionárias sempre com as melhores maneiras para que seus consumidores se sintam sempre em casa. Visa proporcionar um ambiente para descontração, onde proporcione sempre mais conforto para quem está consumindo seus produtos, que são feitos com a maior qualidade por profissionais treinados para garantir o melhor atendimento.
Fonte: starbucks.com.br
-