PROJETOS
STARBUCKS NO BRASIL
ÍNDICE
I. PROPOSTA
II. STARBUCKS
Breve histórico
Missão
III. ANÁLISE SWOT
IV. ANÁLISE INTERNA
Cadeia de Valor
Modelo 7S – McKinsey
Dimensões da Saúde Corporativa - McKinsey
V. ANÁLISE EXTERNA
Modelo das 5 Forças de Porter
VI. OBJETIVOS
VII. SEGMENTAÇÃO E POSICIONAMENTO
VIII. ESTRATÉGIA DE MARKETING – MODELO 4P’s
IX. FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
X. MAPA ESTRATÉGICO
XI. RECOMENDAÇÕES
XII. RESULTADOS ESPERADOS
XIII. CASH FLOW
XIV. BIBLIOGRAFIA
PROPOSTA
O foco deste projeto é a abertura de uma cafeteria Starbucks e envolve a análise do segmento de cafeterias premium na cidade-alvo, São Paulo.
A Starbucks irá oferecer ao consumidor uma experiência única na hora de apreciar um expresso ou um café especial, expondo os valores e a cultura da marca e divulgando o consumo de cafés considerados gourmet.
Com base nas análises realizadas pelo grupo e apresentadas ao longo do trabalho, o mercado de cafeterias premium está em expansão no Brasil, gerado pela onda crescente de consumidores mais informados e exigentes para a degustação de produtos como o café, buscando novos blends e preparos desta bebida.
Muito embora as barreiras de entrada para este setor sejam baixas, os novos players que não conseguirem diferenciar-se no serviço oferecido, além do produto em si, estão fardados ao insucesso. Isto, pois o fator conveniência não é o que estimula os consumidores a freqüentarem tais estabelecimentos, mas sim, um ambiente onde possam reunir amigos, e que ofereça bons produtos.
A cidade de São Paulo possui uma grande concentração de renda e um número potencial de consumidores acima da média de outras cidades brasileiras, o que a torna o grande foco do mercado de luxo brasileiro, evidenciado pela expansão de estabelecimentos comerciais e imobiliários focados no público de classe A. As cafeterias premium,