comodato
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo aprofundar os conhecimentos da acadêmica sobre assuntos relevantes nas seguintes áreas de contabilidade: Legislação e pratica trabalhista, contabilidade introdutória, matemática financeira, cenários econômicos e psicologia organizacional.
Para atingir o objetivo será efetuada pesquisa em livros, artigos, websites e troca de conhecimento com outros profissionais da área contábil com mais experiência.
DESENVOLVIMENTO
ROTINAS TRABALHISTAS
Após anos lutando por melhores condições de trabalho e para que os direitos mínimos do trabalhador fossem cumpridos, hoje podemos dizer que tivemos um grande avanço em relação a isso.
A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, juntamente com a CCT – Convenções Coletivas de Trabalho, garantem ao trabalhador que tem registro na carteira de trabalho (CTPS), benefícios como salário, hora extra, 13º salário, férias remuneradas, entre outros.
Pelo art. 2º da CLT, empregador é a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço; enquanto de acordo com o art. 3º da CLT, empregado é toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Entende-se que por esta lei, para ser caracterizado como vínculo empregatício deve haver os seguintes requisitos:
Pessoalidade: “esta característica evidencia que somente a mesma pessoa, e de forma direta, pode prestar o serviço a uma pessoa física ou jurídica...(INFOESCOLA.COM, 2012)”
Continuidade: “... Compreende em regra geral, que o trabalho por mais de dois dias por semana caracteriza a continuidade empregatícia...(INFOESCOLA.COM, 2012)”
Pagamento de salário: O trabalhador recebe remuneração pelos serviços prestados.
Subordinação: O