planejamento estratégico para novos empreendimentos
Aluno : Jefersom amado Miranda
PRODUCÃO INDIVIDUAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA NOVOS EMPREENDIMENTOS : AMBIENTES DE NEGÓCIOS E SUAS OPORTUNIDADES E DIFICULDADES .
A cidade de Florândia, que conta com 300 mil habitantes, tem um solo bastante fértil e luminosidade natural propícios ao plantio de flores. Naturalmente, o cultivo de flores para a sua comercialização em datas festivas se tornou uma das especialidades de negócios da cidade.
O mercado de flores e de arranjos de flores nessa cidade era bastante competitivo, com cerca de 30 floriculturas no mercado; e a cidade tinha uma demanda que sustentava todos esses vendedores de flores. Em média, cada floricultura vendia cerca de 20 arranjos de flores diariamente. Cada vez mais o mercado de flores se expandia, de forma que o costume de dar flores em datas festivas se tornou um comportamento cada vez mais comum e difundido na cultura local e, até mesmo, nas cidades vizinhas.
Conforme esse mercado se expandia, as cidades mais distantes começaram a demandar essas flores. Contudo, ainda não havia uma forma de coletar os pedidos desse mercado, uma vez que as floriculturas eram empresas locais, sem filiais nem parceiros nessas cidades mais distantes. Havia, portanto, um mercado a ser explorado, mas não existia estrutura para aproveitar esse potencial. Não bastava receber pedidos e enviar o produto para essas cidades, porque se tratava de uma operação arriscada: flores são bens perecíveis, que não duram muito tempo; elas devem ser entregues no prazo máximo de 48 horas para manter o aspecto de recém-colhida. Sem falar que devem ser entregues em ótimo aspecto físico, afinal, ninguém quer receber flores estragadas, amassadas ou em mau estado. Não compensava, assim, a nenhuma floricultura fazer longas viagens para entregar alguns arranjos de flores nessas cidades vizinhas, ainda que os produtores de flores tivessem oferta de produtos para atender a uma demanda