coleta seletiva de materiais recicláveis
Laís Daniele S. Scandorieiro
Prof. Helverton Luis Corino
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Gestão Ambiental (GAM0125) – Gestão de Resíduos Sólidos
01/10/2013
RESUMO
A coleta seletiva é o recolhimento de materiais possíveis de serem reciclados, e com o atual crescimento do consumo há necessidade de se buscar cada vez mais, alternativas de reaproveitamento desses materiais a fim de minimizar seus efeitos destrutivos no meio ambiente. Entre as alternativas, a principal que verificamos seria o estabelecimento de um eficiente sistema de coleta e reciclagem contando com a parceria entre governo e população que hoje se encontra insatisfatória, a valorização dos profissionais catadores e a conscientização dos indivíduos quanto a separação do lixo reciclável precisa de mais investimentos com foco na educação ambiental para alcançar as metas de sustentabilidade.
Palavras-chave: Coleta seletiva. Conscientização ambiental. Inclusão social.
1 INTRODUÇÃO
A coleta seletiva de materiais recicláveis é um processo que consiste na separação e recolhi-mento de resíduos descartados por pessoas e empresas. Desta forma, é de extrema importância para a sociedade, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia às empresas significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.
Os municípios do Brasil têm uma grande responsabilidade de planejar e fixar o sistema de coleta seletiva e, há vários pontos que precisam ser dado atenção, desde a valorização dos catadores até ao convencimento da sociedade da importância da separação do lixo. Neste paper inicialmente se abordará: A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DA RECICLAGEM, COLETA SELETIVA, IMPLANTANDO A COLETA SELETIVA, e AS MODALIDADES DA COLETA SELETIVA. Num segundo momento, verificamos: OS PROBLEMAS E OS DESAFIOS, O TRABALHO DAS PREFEITURAS, INCLUSÃO SOCIAL DOS CATADORES E COLETA SELETIVA EM MARINGÁ.
2 A IMPORTÂNCIA