Canais de Distribuição
1. O fabricante fornece diretamente às lojas de varejo;
2. O fabricante abastece seus depósitos ou centros de distribuição e depois abastece as lojas de varejo. É um distribuidor exclusivo.
3. O fabricante abastece depósitos ou centros de distribuição pertencentes ao setor varejista, que por sua vez, abastece as suas lojas. É um distribuidor exclusivo. Exemplo: Rede de Drogarias Drogasmil.
4. O fabricante abastece depósitos ou centros de distribuição pertencentes ao atacadista, que não pertence nem ao fabricante e nem ao varejista, que por sua vez, abastece as lojas. Neste formato, o distribuidor trabalha com vários fornecedores e vários clientes ao mesmo tempo. Este é o formato tradicional de distribuição. Exemplo: Grupo Martins.
5. O fabricante abastece depósitos ou centros de distribuição pertencentes ao atacadista, que não pertence nem ao fabricante e nem ao varejista, que por sua vez, coloca os produtos a disposição dos lojistas nas suas próprias instalações. Esse distribuidor trabalha com vários fornecedores. A este sistema podemos chamar de Distribuidor de Auto-Serviço. Exemplo: Makro.
6. O fabricante distribui seus produtos para o centro de distribuição de um Operador Logístico, que por sua vez faz a distribuição aos lojistas. Este é o formato de distribuição mais contemporâneo, pois o Operador Logístico pode prestar outros serviços complementares, tais como: coleta, entrega, estocagem, serviços de embalagem, de montagem, de reparo e de maquiagem, como por exemplo podemos citar o caso da Faster Logistics que presta serviços para os laboratórios Astra Zeneca, Schering e outros. O mesmo Operador Logístico que presta serviços de distribuição pode prestar serviços de coleta e armazenagem de matéria prima para as mesmas fábricas.
7. Neste