Canais de Distribuição
Canal de distribuição é a rede da organização que cria para o mercado utilidades de tempo, lugar e posse, que são condições que possibilitam aos consumidores dispor dos produtos quando e onde quiserem, ou seja, é o caminho escolhido para o produto ou serviço chegarem ao consumidor final, através de unidades internas e externas (atacadistas e varejistas) da empresa.
São considerados canais de distribuição os propriamente ditos canais de venda (fabricante, revendedor, representante) e os canais de facilitação (financeiras, transportadoras, seguradoras e outras). Tanto o canal de vendas como o canal de facilitação são igualmente importantes e necessários.
Canis de distribuição também são conhecidos como Canal de Marketing.
Da importância dos canais de distribuição A importância dos canais de distribuição está no fato de que nunca como hoje a empresa moderna foi tão dependente de valores e de meios para atingir seu objetivos, ou seja, de que seu produto seja a escolha do usuário final. Devido a isso, as áreas comerciais estão sendo muito valorizadas, e como consequência, as redes de distribuição eficientes e harmonizadas constituem elemento de vantagem competitiva no mercado. A inserção social, a sustentabilidade e a cidadania nunca foram tão buscados pelas empresas para merecer o reconhecimento de seu produto. A importância estratégica dos canais de distribuição utilizados pelas empresas para que seus produtos ou serviços cheguem a seus usuários ou consumidores finais, também merece destaque, podendo afirmar que os canais de distribuição agregam valor à marca. Aos canais de distribuição cabe, fundamentalmente, a missão de colocar em prática as políticas comerciais e de relacionamento, preservando coerência com a mensagem do fabricante, para entregar a proposta de valor da marca e prover a experiência de compra positiva ao consumidor.
Das vantagens e desvantagens dos canais de distribuição
Existem vantagens e