Canais de Distribuição
RESUMO
Canal de Distribuição designa o conjunto de meios utilizados para fazer com que o produto ou serviço chegue desde o produtor até o consumidor. O canal de distribuição pode ser longo e incluir diversos intermediários, ou ser curto e não existir intermediário entre o produtor e o consumidor final. A escolha do Canal de Distribuição e respectiva modalidade não é tarefa fácil, é preciso que se faça um estudo do público alvo, e que se decida onde este público irá procurar e encontrar o produto em questão. Esta decisão é decisiva para o sucesso de todo um ciclo vital do processo de um produto ao destino que se almeja.
Palavras-chave: Produto. Canal. Consumidor.
1 INTRODUÇÃO
O Canal de Distribuição onde o fabricante elege os distribuidores de tal modo que possam vender seus produtos nos locais certos e também no tempo certo. A colocação de produtos em estabelecimentos apropriados nem sempre é tarefa fácil, o administrador de marketing determinará a utilidade e a satisfação que os consumidores terão ao adquirirem o produto.
Escolher de forma eficiente uma forma de conduzir os produtos até os compradores vão assegurar as vendas, pois um bom produto e um preço adequado não são suficientes para o sucesso do negócio.
Esta pesquisa busca trazer informações sobre estes canais, seu trajeto, suas vantagens e desvantagens, informando a grande importância de acertar nesta escolha, e destacando algumas das estratégias de distribuição e suas peculiaridades.
Este tema foi escolhido por se tratar de um processo de vital importância no que se trata de potencializar o consumo do produto fabricado e a certeza de que este alcançará o público - alvo.
2 PRINCIPAIS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
O conceito de canal de distribuição por Las Casas (2009, p. 246) que o define como o caminho que faz o produto até o consumidor.
É o caminho que as mercadorias e a transferência de título seguem desde o produtor