Canais de distribuição
REDE DE ENTREGA DE VALOR: É Formada pelas empresas, fornecedores, distribuidores e, por fim, clientes que trabalham em parceria para aprimorar o desempenho do sistema como um todo.
CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: É um conjunto de organizações interdependentes que ajudam a tomar um produto ou serviço disponível para o consumo ou uso por um consumidor final ou usuário organizacional.
FUNÇÃO DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: Executam muitas funções essenciais, alguns ajudam a completar transações ao coletar e distribuir informações necessárias para o planejamento e para dar suporte as trocas; ao desenvolver e divulgar comunicações persuasivas sobre uma oferta; ao executar trabalho de contato.
IMPORTÂNCIA DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: As decisões do canal de distribuição afetam diretamente todas as outras decisões do Marketing. A força de vendas e as decisões de comunicação da empresa dependem do grau de persuasão, treinamento, motivação e apoio de que seus parceiros de canal necessitam para conquistar vantagem competitiva.
INTERMEDIÁRIOS DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: Se deve a maior eficiência deles em oferecer mercadorias para mercados-alvo. Por meio de seus contatos, experiência, especialização e escala operacional, os intermediários geralmente oferecem á empresa mais do que ela conseguiria realizar por conta própria.
FUNÇÃO DO INTERMEDIÁRIO: Consiste em transformar o sortimento de produtos fabricados pelas empresas, em sortimento de produtos desejados pelos clientes.
TIPOS DE FLUXO DO CANAL DE DISTRIBUIÇÃO: Fluxo físico de produtos, Fluxo de propriedade, Fluxo de pagamento, Fluxo de informações e Fluxo promocional.
CONFLITO DE CANAIS:
Conflito Horizontal: Ocorre entre empresas no mesmo nível de canal.
Conflito Vertical: Acontecem entre diferentes níveis de um mesmo canal.
SISTEMA VERTICAL DE MARKETING: Para que o canal como um todo funcione bem, o papel de cada membro deve ser especificado, e os conflitos de canal precisam ser