Trabalho teste
Atualmente existem várias versões do SliTaz, sendo que a mais recente é a 4.0. Após alguns testes concluímos que a parte de rede no SliTaz 4.0 ainda não é estável, por isso decidimos regredir para a versão 3.0 que demostrou mais estabilidade no sistema como um todo, inclusive na parte de rede.
Para que a versão atendesse as demandas do projeto alguns pacotes tiveram que ser instalados posteriormente e os mesmo serão apresentados ao longo do relatório.
Guia de instalação do SliTaz 3.0O primeiro passo para a instalação do SliTaz é fazer o boot pelo CD ou pelo pen drive o sistema é parecido com outras distribuições linux e funcionará sem a instalação, porém, em nosso caso queremos instalar o sistema no HD.
Você poderá encontrar no menu do slitaz, na guia de “Ferramentas do Sistema”, uma ferramenta de partição (GParted) use-a para criar uma partição no formato EXT3, em seguida se você estiver usando o CD, basta abrir o terminal e digitar slitaz-installer. No caso de um pen drive você precisará montar sua ISO (http://mirror.slitaz.org/iso/3.0/slitaz-3.0.iso) em /media/cdrom, antes de executar o comando certifique-se de que esta no diretório “media”:
-mount /media/nome_do_pendrive/slitaz-3.0.iso /media/cdrom/
Feito isso sua ISO estará no CDROM, agora basta instalar:
-slitaz-installer
Instalação de PacotesVocê poderá encontrar uma lista com todos os pacotes disponíveis em: http://mirror.slitaz.org/packages/3.0/
Em nosso projeto utilizaremos os seguintes pacotes:
Java-jre: http://mirror.slitaz.org/packages/3.0/java-jre-1.6.1.tazpkg
Real-vnc: http://mirror.slitaz.org/packages/3.0/realvnc-viewer-4.1.1.tazpkg
Linux-netfilter: