Fisiologia das sensações somáticas no homem
O sistema nervoso central toma conhecimento de tudo que se passa interna e externamente ao organismo por intermédio de seus órgãos sensoriais. Cada qual das diversas modalidades sensoriais reage a um determinado estímulo, definindo-se como uma fonte energética capaz de induzir uma resposta no tecido vivo. Clinicamente as especificações são divididas em visuais, auditivas, gustativas, tácteis (térmicas e dolorosas). O objetivo dos experimentos que se seguem é examinar algumas das sensações somáticas na espécie humana. Durante estes experimentos. O observador deverá assegurar-se da precisão e honestidade das respostas do paciente, baseadas somente nas sensações originadas no receptor.
2 FISIOLOGIA DAS SENSAÇÕES SOMÁTICAS NO HOMEM
2.1Objetivo
Examinar algumas das sensações somáticas no paciente, assegurando-se da precisão e honestidade das respostas de quem está sendo examinado.
2.2 Material • Cerda • Bastão de Vidro • Algodão • Tubo de ensaio
2.3 Método Marque uma área quadriculada na superfície do antebraço, na superfície anterior da falange distal do polegar, na superfície dorsal da mão, com auxilio de uma caneta para retroprojetor, proceder aos seguintes experimentos:
a) Tacto:
Explore cada área com a ponta de uma cerda até a mesma dobrar ligeiramente.
O paciente deverá estar com os olhos fechados e indicar quando sentir um toque. Espere pelo menos um segundo entre os estímulos e sempre use a mesma intensidade e velocidade. Em um determinado ponto sensível, aplique a cerda e mantenha a pressão por certo tempo. Compare as sensações obtidas com um pedaço de algodão desfiado quando arrastado sobre a palma e o dorso da mão.
b) Calor e Frio
Explore a área tocando-a com um bastão de vidro com a ponta fina e arredondada. Aqueça ou esfrie o bastão imergindo-o em água gelada ou a 70°C e