Ações Reflexas Somáticas Na Espécie Humana
INTRODUÇÃO
Um reflexo é uma resposta motora que ocorre após um estimulo sensorial, a resposta ocorrendo por meio de um arco reflexo, formado por um receptor uma via de condução nervosa e um efetor. Um receptor é qualquer tipo de terminação neural sensorial que seja capaz de detectar quaisquer umas das sensações corporais usuais, como a de tato, de pressão, a olfativa, a visual. Uma vez que a sensação é detectada, um sinal é transmitido pela via de condução nervosa, formada por neurônio único ou por numero variável de neurônios, interligados em serie ou em paralelo. Finalmente, o efetor é um músculo esquelético ou um dos órgãos internos, como coração, o intestino ou uma glândula que possa ser controlada por nervos (GUYTON, 1988).
“Reflexo é um conjunto de processos que leva a uma resposta estereotípica que desencadeará uma modificação funcional de natureza regulatória ou adaptativa. (...) Arco reflexo é o conjunto de eventos necessários para que ocorra o reflexo. Dele participam o receptor, as vias aferentes, o centro reflexógeno, as vias eferentes e o órgão efetuador.” (DOUGLAS, 2006) O experimento realizado teve como objetivo estudar manifestações reflexas somáticas (reflexo corneal, plantar, patelar, aquileu e triciptal). É importante que se conheça os reflexos observados em condições normais no ser humano. Se uma resposta normal é obtida, indica que as estruturas do correspondente arco reflexo estão intactas, caso exista qualquer alteração nas estruturas de um determinado arco podem ocorrer respostas irregulares características. Os atos reflexos podem se mostrar com intensidades de resposta de acordo com o estímulo ou modo aplicado.
METODOLOGIA
O primeiro reflexo a ser realizado e observado foi o experimento do reflexo corneal, no qual se tocou suavemente com um lenço de papel a córnea de um aluno, e logo em seguida a esclerótica aproximando pelo lado. Em seguida foi realizado o reflexo