Relatorio reflexos somáticos
AÇÕES REFLEXAS VISCERAIS NA EM HOMO SAPIENS.
Relatório nº 01 apresentado à disciplina fisiologia como registro de aula prática do dia 28 de fevereiro de 2013. Professor: NOME DO PROFESSOR
TERESINA
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 METODOLOGIA 5
3 RESULTADOS 6
4 DISCUSSÃO 8
5 CONCLUSÃO 10
6 BIBLIOGRAFIA Erro! Indicador não definido.1
1 INTRODUÇÃO
A informação sensorial é integrada em todos os níveis do sistema nervoso e gera respostas motoras apropriadas com início na medula espinhal, por reflexos musculares relativamente simples, se estendem para o tronco cerebral, com respostas mais complexas e, por fim, se estendem para o prosencéfalo, onde as habilidades musculares mais complexas são controladas. (GUYTON, 2011).
Todos os neurônios existentes no sistema nervoso do homem, embora recebendo nomes diferentes e variados em diferentes setores do sistema nervoso central, podem ser classificados em três tipos fundamentais (aferente eferente ou de associação). Neurônios aferentes passaram a levar ao sistema nervoso informações sobre as modificações do meio interno. Neurônios eferentes inervam músculos estriados esqueléticos e conduzem o impulso nervoso a órgãos efetuadores que podem ser um músculo ou uma glândula. Neurônio de associação trouxe um considerável aumento do número de sinapses, aumentando a complexidade do sistema nervoso e permitindo a realização de padrões de comportamento cada vez mais elaborados. (MACHADO, 2003).
O objetivo da pratica é estudar algumas manifestações reflexas (atos reflexos) somáticas que podem se mostrar exacerbados, discretos ou ausentes. Desse modo, essas manifestações podem dizer, por exemplo, se algum processo patológico pode estar ocorrendo.
2 METODOLOGIA
A prática foi realizada no laboratório de fisiologia localizado na Faculdade Integral Diferencial – FACID sob supervisão do professor de fisiologia Antônio Maia. O roteiro prático da disciplina foi seguido e foram