direito
[...] direitos não se confundem com garantias, porque, no texto da lei fundamental, as disposições meramente declaratórias, que são as que imprimem existência legal aos direitos reconhecidos e as disposições assecuratórias, que são as que, em defesa dos direitos, limitam o poder. Aquelas instituem direitos; estas, as garantias.
No ordenamento jurídico existem direitos e garantias, a função das garantias é, primordialmente, proteger os direitos, desse modo, um exemplo disso, pode ser: se um cidadão tem direito à Liberdade de Locomoção, a Garantia correspondente desse direito é o Habeas Corpus.
Procure ler no seu livro-texto, sobre os direitos e garantias individuais de natureza penal.
Encontre nas alternativas abaixo mais UM exemplo de Direito associado à sua Garantia:
Escolha uma:
a. Para garantir o Direito ao Crime, existe a Garantia da Imunidade
b. Para garantir o Direito líquido e certo, existe a Garantia do Mandado de Segurança.
c. Para proteger o Direito à Morte, existe a Garantia da Eutanásia
d. Para garantir o Direito de Locomoção, existe o Habeas Data.
e. Para proteger o Direito à Vida, existe a Garantia do Habeas Corpus
Questão 3
Ainda não respondida
Vale 0,67 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
(Provão/MEC, 1997) O regime presidencialista diferencia-se do regime parlamentarista porque no presidencialismo o Presidente da República é:
Escolha uma:
a. Chefe de Estado e de Governo, enquanto no parlamentarismo o Chefe de Estado é o Primeiro-Ministro, ficando a função de Chefe de Governo para o Presidente do Parlamento.
b. Chefe de Estado e de Governo, enquanto no parlamentarismo há a distinção entre a chefia de Estado e chefia de Governo, inexistindo qualquer forma de responsabilização política
c. Chefe de Estado, sendo auxiliado pelos Ministros de Estado, somente o Presidente tendo responsabilidade política por seus atos
d. Chefe de Estado e de Governo, enquanto