Filtração e Decantação
Filtração
A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.
Decantação
A decantação é um método de separação de misturas heterogêneas de dois tipos: líquido + sólido e líquidos imiscíveis. Essa técnica é física, pois se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura.
OBJETIVO
Realizar a separação de componentes de vários tipos de misturas usando-se filtração e decantação.
MATERIAIS
Filtração
- Béquer 100 ml
- Funil raiado haste curta
- Bastão de vidro
- Papel de filtro
- Proveta 100 ml
- Suporte universal
- Argola para funil
- Solução de carbonato de sódio (Na2CO3)
- Solução de cloreto de cálcio (CaCl2)
Decantação
- Suporte universal
- Funil de decantação
- Argola
- Água com iodo
- Diclorometano ou triclorometano (clorofórmio)
- Béquer 100ml
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Filtração simples
Pegamos duas substâncias CaCl2 e Na2CO3 (sais solúveis) que eram incolores, misturamos em um béquer de 100 ml, e através da filtração encontramos 2Nacl + CaCO3.
Decantação
1) Colocar 20 ml de H2O com iodo
2) Colocar 20 ml de hexano(C6H14) (solvente apolar e contem densidade menor)
Pegamos 20 ml de água com iodo e colocamos no funil e misturamos, depois misturamos o solvente apolar com o iodo, extraindo o iodo na água, virando uma solução homogênea. Misturamos o solvente apolar com polar, depois agitamos e deixamos repousar em alguns segundos, assim tendo como resultados a água por baixo, ficando o iodo e o hexano homogêneos na parte de cima. Drenamos a água até que fique pouca quantidade.
CONCLUSÃO
Concluímos que foi possível separar duas substâncias por uma filtração simples, e misturar água com iodo e hexano fazendo uma decantação e ter o resultado