Decantaçao e filtraçao simples
A decantação é um método de separação pouco rigoroso entre uma fase sólida e uma fase líquida ou entre duas fases líquidas. Esta separação realiza-se devido à diferença de tamanho ou peso das partículas pelo efeito de uma corrente lenta de água ou ar.
Para separar uma fase sólida de uma fase líquida, deixa-se a mistura em repouso para que o sólido se deposite no fundo do recipiente - sedimentação. O líquido sobrenadante é então transferido, lenta e cuidadosamente, para outro recipiente, evitando-se que o sólido venha arrastado.
Deve realizar-se uma decantação sempre que a fase sólida tenha dimensões apreciáveis e só depois proceder a uma filtração.
Para separar duas fases líquidas, a mistura é colocada numa ampola ou num funil de decantação, retirando-se a fase mais densa pela parte inferior da referida ampola.
Filtração simples:
é um tipo de processo mecânico ( aquele utilizado para seprar misturas heterogêneas nos casos em que não é necessária nenhuma transformação física como, por exemplo,mudança de fase de agregação) de separação de mistura utilizada para separar um sólido de um líquido, quando este não está dissolvido e quando apresenta partículas de tamanho relativamente grande. Assim existindo uma diferença acentuada entre o tamanho das partículas e o tamanho dos poros do filtro .
Nesse processo o líquido atravessa o papel-filtro apoiado sobre um funil de vidro, o sólido fica retido no funil e o liquido é recolhido no erlenmeyerFiltração simples: é um tipo de processo mecânico ( aquele utilizado para seprar misturas heterogêneas nos casos em que não é necessária nenhuma transformação física como, por exemplo,mudança de fase de agregação) de separação de mistura utilizada para separar um sólido de um líquido, quando este não está dissolvido e quando apresenta partículas de tamanho relativamente grande. Assim existindo uma diferença acentuada entre o tamanho das partículas e o tamanho dos poros do filtro .
Nesse processo o líquido